Bahia Gás

Nav. Topo

Banner Topo

Telefones

  • SAC: 0800 071 9111
  • Emergência: 0800 284 1111

Notícia

Bahiagás expande sua rede de gás natural em 2011

31 de janeiro de 2012

A Bahiagás, concessionária estadual dos serviços de distribuição de gás natural canalizado, investirá em 2012 aproximadamente R$54 milhões na sua rede de gasodutos, hoje com 639 km. Durante o ano está previsto ainda um aumento médio no volume de vendas, de 3,8 milhões de m³/dia em 2011 para 4,04 milhões m3/dia.

Entre obras em andamento, como no bairro do Cabula, em Salvador, e outras por iniciar, serão mais 49 km só neste ano. “Sabemos da importância da Bahiagás para a estratégia de desconcentrar o desenvolvimento econômico do estado, e por isso estamos expandindo a rede rumo ao interior”, explica o diretor-presidente, Davidson Magalhães, ressaltando que hoje a Companhia atende 21 municípios baianos.  “Em 2012 nosso gasoduto continuará a crescer, visando cobrir uma área cada vez maior, e assim poder atender mais clientes”.

 A Companhia procura cercar essas obras de cuidados especiais de forma a evitar ou diminuir os transtornos quando se trata de áreas habitadas. Um dos recursos empregados é um método não destrutivo que normalmente dispensa a abertura de valas. O processo minimiza os impactos do serviço, resultando em uma diminuição considerável dos transtornos causados à vizinhança. A construção de 1.300 metros de gasoduto no Cabula, já utiliza esse processo.

A Bahiagás também investe nos Núcleos de Defesa Comunitária (NUDEC’s), com treinamentos preventivos voltados para as comunidades localizadas na área de influência dos gasodutos. Esse trabalho é coordenado pela Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (GESEM). Segundo Isabella Brito, responsável pela aplicação do plano de contingências, a visita às escolas é um dos procedimentos mais eficientes na aplicação do plano. “As crianças e os adolescentes são agentes multiplicadores porque levam os conhecimentos obtidos nas palestras aos pais e familiares.

Segurança

 
Visando atender à sua rede de gasodutos em caso de emergência, a Bahiagás comprou recentemente um caminhão de combate a incêndio. Com a aquisição, a Companhia torna-se a primeira do ramo de Gás Natural a possuir um Veículo de Atendimento à Emergência Auto Hidro Químico (AHQ).
O caminhão cobre um raio de 50 km no entorno da base onde estiver sediado, tem um tanque de água com capacidade de três mil litros, um tanque de Líquido Gerador de Espuma (LGE) com 200 litros, quatro extintores de 12 quilos de pó químico e uma torre de iluminação com 1000 watts. Além disso, está equipado com aproximadamente 100 itens para combate a incêndio, primeiros socorros e resgate. 
Com a aquisição, a Bahiagás atende integralmente as exigências da NS/04 (Norma de Segurança do Cofic), integrando-se ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e do Plano de Contingência de Dutovia (PCD) do Pólo Industrial. 
Segundo o técnico em Segurança no Trabalho, Apulchro Daltro (GESEM), “a aquisição do Veículo de Atendimento à Emergência mostra o compromisso da Bahiagás com a segurança e a responsabilidade de colaboradores, clientes e comunidades vizinhas”.

 

Rodape

Av. Tancredo Neves, 450 Ed. Suarez Trade, 20° andar - Caminho das Árvores. Cep: 41820-901. Salvador-BA
Tel.: 71 3206-6000 Fax.: 71 3206-6001

  Bahia - Governo do Estado