Bahia Gás

Nav. Topo

Banner Topo

Telefones

  • SAC: 0800 071 9111
  • Emergência: 0800 284 1111
  • Fora do Estado: 71 3402 1050

Notícia

Bahiagás patrocina diversas atrações no Carnaval da Bahia

22 de fevereiro de 2017

Mais uma vez, a Bahiagás marcará presença no Carnaval da Bahia, desenvolvendo ações de apoio cultural e resgate do carnaval tradicional, do folião pipoca e da valorização da cultura negra. Atendendo a política de incentivo do governo do estado, em 2017 a Companhia vai patrocinar 25 atrações que vão animar a maior festa popular do planeta em suas mais diversas manifestações: nas ruas, nos palcos ou em cima dos trios elétricos, promovendo uma grande mistura de ritmos. É desta forma que a Bahiagás espera estreitar ainda mais a sua relação com a sociedade, além de valorizar a cultura baiana.
Desde 2007, um dos destaques entre os patrocinados é o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar que é o principal patrocínio de carnaval da Companhia. Uma das mais tradicionais atrações do carnaval baiano, o trio carrega no nome e na herança familiar, todo o legado da maior invenção do Carnaval da Bahia: o Trio Elétrico. Equipamento responsável pela grandiosidade da festa e pela sua projeção para todo o mundo. Além de serem os inventores da guitarra baiana, que caracteriza a sonoridade elétrica destes carnavais. O Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar irá se apresentar no Circuito Osmar (Campo Grande-Castro Alves) no dia 25/02, e no Circuito Dodô (Barra-Ondina) nos dias 26, 27 e 28/02.

Dois outros projetos importantes são os tradicionais blocos afros baianos Ilê Aiyê e Olodum que pela segunda vez estão recebendo patrocínio da Bahiagás. Esse ano o Ilê vai contar e cantar as histórias de luta e resistência do povo equatoguineano, com o tema “Guiné Equatorial – da herança pré-colonial à geração atual”. As apresentações do bloco ocorrerão em três dias, incluindo a tradicional saída da sua sede, no bairro do Curuzu. O Ilê Aiyê segue pelo Circuito Osmar (Campo Grande-Castro Alves), neste mesmo dia (25/02). Os demais dias de desfile são 27 e 28/02, também no Circuito Osmar.

O bloco Olodum, também conhecido internacionalmente pelo seu ritmo e pela sua percussão, desfila pelo seu 37º carnaval, com o tema “O Sol – Akhenaton: Os Caminhos da Luz”, marca a celebração dos 30 anos da canção “Faraó Divindade do Egito”, de Luciano Gomes. Em 1987, pela primeira vez na história do Carnaval da Bahia, um bloco afro retratou a cultura egípcia africana em seu desfile. A pipoca do Olodum desfila com patrocínio da Bahiagás, no dia 28/02 no Circuito Osmar às 12h30.

Pela primeira vez, a Bahiagás patrocina o Bloco da Banda Didá. Criada em 1993 por Antonio Luís Alves de Sousa, o Neguinho do Samba, a Associação Educativa e Cultural Didá surge para oferecer às mulheres, principalmente às negras, um espaço para expor suas ideias e desenvolver diversas atividades. A experiência com mulheres na percussão tem dado resultados muito positivos, a Didá foi a primeira banda de mulheres a tocar samba-reggae no mundo. O bloco desfilará no dia 25/02 e 27/02 às 11h30.
A Companhia também irá patrocinar o bloco Cortejo Afro, que há 19 anos desfila no Carnaval da Bahia, e tornou-se um dos blocos afros mais esperados da festa momesca. Dividido em alas, o bloco é composto por três mil integrantes, uma ala de baianas, uma ala de senhoras da terceira idade, uma ala de dança e personalidades da vida cultural e intelectual da cidade. O Cortejo irá desfilar dia 24/02 às 21h, no circuito Osmar, e nos dias 26 e 27/02 às 22h e 21h no Circuito Dodô.
Outro bloco de grande importância cultural que terá patrocínio da Bahiagás são os Filhos de Gandhy, um dos mais famosos Afoxés da Bahia, o bloco é inspirado nos princípios de paz de Mahatma Gandhi. Além disso, a atração traz a tradição da religião africana ritmada pelo agogô em cânticos de ijexá, na língua Iorubá. O desfile será nos dias 26 e 28/02 às 15h no Circuito Osmar, e no dia 27/02 às 16h no Circuito Dodô.

Pela primeira vez no Carnaval baiano sairá o bloco Respeita as Mina, uma iniciativa da Maré Produções com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com patrocínio da Bahiagás, no combate à violência contra a mulher, trará as cantoras MC Carol, Larissa Luz e Tássia Reis. Durante o desfile, panfletos bilíngues serão distribuídos entre foliões e turistas, visando informar sobre a campanha e conscientizar a todos sobre os direitos da mulher, não somente durante a festa de Carnaval, mas também no ano todo, além de orientar as mulheres como proceder em eventuais casos de assédio. O trio sairá no dia 27/02 às 17h no Circuito Osmar.

Dentre os demais projetos patrocinados pela Companhia, está o XI Carnaval do Nordeste de Amaralina, região que compreende uma vasta área geográfica, situada numa zona nobre da cidade de Salvador. Formada por quatro grandes bairros populares: Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, e circundada por bairros tradicionais e considerados nobres, inclusive, em áreas de atuação da Bahiagás (Pituba, Itaigara, Rio Vermelho e Amaralina).

Responsabilidade Social

clique e saiba mais

Publicações

 

Rodape

Avenida Professor Magalhães Neto, 1838, Edifício Civil Business, Pituba, CEP: 41810-012 – Salvador-BA
SAC: 0800 071 9111

  Bahia - Governo do Estado