Mostrando itens por marcador: Patrocínio

Celebração dos 75 anos do Afoxé Filhos de Gandhy stars

Aconteceu ontem (18/02), no Pelourinho, uma apresentação musical especial em comemoração pelos 75 anos de história, resistência e cultura do Afoxé Filhos de Gandhy. O evento, que contou com o patrocínio da Bahiagás, ainda celebrou seu processo de patrimonialização, representando toda a comunidade que reconhece e valoriza a importância de preservar e promover a cultura afro-brasileira.

“Quando olhamos para os 75 anos de trajetória deste Afoxé, vemos muito mais do que belíssimos desfiles carnavalescos. Vemos um compromisso histórico com a transformação social, com a inclusão e com a promoção da paz”, disse a diretora Larisse Stelitano, que marcou presença no evento, ressaltando a importância da cultura como uma poderosa ferramenta de mudança e de união entre os povos.

“Agradeço, em nome da Bahiagás, que tem investido no desenvolvimento da cultura da Bahia e, em especial, aqui do Centro Histórico, a preservação das tradições do Afoxé Filhos de Gandhy. É com orgulho que reconhecemos nosso papel em fortalecer nossa identidade cultural e em disseminar os valores de paz e inclusão que tanto prezamos”, completou Larisse.

Representando a Secretaria de Cultura da Bahia, o chefe de Gabinete, Marcelo Lemos, lembrou outros legados importantes. “O Afoxé Filhos de Gandhy, juntamente com o Ile Aiyê e a Mudança do Garcia, esse ano, vêm em processos de patrimonialização. Parabéns pelos 75 anos, Filhos de Gandhy”.

O presidente da Associação, Gilsoney de Oliveira, declarou: “Ganhamos um presente de muita importância com a patrimonialização, que é manter o legado e preservar a cultura dos Filhos de Gandhy”.

Ao longo de décadas, o Afoxé Filhos de Gandhy não apenas desfilou pelas ruas de Salvador, mas também desfilou pela história, deixando um legado de resistência e luta pela igualdade racial. Desde os seus primórdios, o grupo tem representado a bandeira da paz defendida por Mahatma Gandhi, quando, em meio a tempos turbulentos, trabalhadores estivadores do cais do porto de Salvador, em um ato de coragem e determinação, fundaram a entidade como uma expressão cultural de alegria e afeto pelo povo baiano.

 

Foto: Olho de Peixe Photografia

Com o patrocínio da Bahiagás, o Carnaval se estende pelo fim de semana

Nesse sábado (17/02), os festejos de Carnaval continuam com Tio Paulinho e as bandas Tio Elétrico e Mariana Silva, no Bailinho do Happy. A festa infantil, que anima a criançada no Shopping Bela Vista, havia sido adiada de janeiro para o próximo dia 17, em função do mau tempo na ocasião.

Também com o patrocínio da Bahiagás, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta o Baile Concerto, com a Noite dos Mascarados, na Concha Acústica do TCA. A Osba traz esse ano, uma homenagem ao Carnaval de Chico Buarque, contando com a participação especial de Clara Buarque, Márcia Castro e Moyseis Marques.

E fechando com acordes de ouro a folia momesca, o cantor Dão apresenta o Papo de Carnaval, domingo (18/02), no Largo Tereza Batista, Pelourinho. O evento gratuito, aberto às crianças, marca o encerramento do Carnaval 2024.

 

SERVIÇO:

O quê: Bailinho do Happy (Tio Paulinho)

Quando: Sábado (17/2), das 17 às 21h

Onde: Estacionamento G0 do Shopping Bela Vista (ao lado do Kart)

 

O quê: Baile Concerto (Osba)

Quando: Sábado (17/2), às 19h

Onde: Concha Acústica, TCA

 

O quê: Papo de Carnaval (Dão)

Quando: Domingo (18/2), às 13h

Onde: Largo Tereza Batista, Pelourinho

Bahiagás patrocina 109 projetos no Carnaval 2024 stars

Companhia de Gás da Bahia patrocina a energia ancestral do Carnaval baiano e garante Armandinho e Irmãos Macedo pelo 15º ano

 

A Bahiagás esteve presente novamente em uma das maiores festas populares do mundo, o Carnaval da Bahia. Em 2024, a Companhia patrocinou 109 projetos ligados à folia. Entre os destaques, estavam o Trio Armandinho e Irmãos Macedo, que completam 50 anos de banda neste ano, além do Bloco Cortejo Afro e o Baile Concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

Os investimentos da Bahiagás contribuem para a realização de festas carnavalescas e pré-carnavalescas, promovendo a apresentação de atrações em todos os circuitos do Carnaval de Salvador, além de algumas cidades do interior do estado e de iniciativas do Carnaval nos bairros. Neste ano de 2024, os projetos patrocinados contaram com um aporte total de mais de R$ 6,8 milhões, montante que representa um aumento percentual de quase 38%, em relação ao Carnaval do ano passado.

Foram muitos os projetos do chamado Pré-Carnaval, como a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, o Festival Cultural da Paz dos Filhos de Gandhy, os Ensaios de Verão do Olodum, o desfile dos Palhaços do Rio Vermelho e o Pré-Carnaval no 2 de Julho. Além disso, iniciativas que fazem parte da tradicional festa do 2 de Fevereiro, como a Enxaguada e o Barracão Cultural Odoyá, foram incorporadas ao processo devido à proximidade de datas com o Carnaval deste ano. Outras ações pré-carnavalescas, como a tradicional Festa da Purificação, em Santo Amaro, e a Lavagem do Beco do Fuxico, em Itabuna, também foram contempladas.

“Neste ano, tivemos um aumento significativo dos investimentos, inclusive relacionados ao Carnaval nos bairros de Salvador, o que contribui diretamente para a descentralização e democratização dos festejos. O patrocínio a todos os projetos ligados ao Carnaval atende aos objetivos da Bahiagás em apoiar e fomentar a Cultura, o Turismo e o Desenvolvimento Social no estado da Bahia”, explica o diretor-presidente da Companhia, Luiz Gavazza.

Outra novidade é que a Bahiagás apoiou, via Lei Rouanet, o desfile da terceira colocada no Carnaval paulista 2024, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, que homenageou a história de Mata de São João. O município possui importante rede de gás natural, de localização estratégica para o processo de interiorização do energético no estado.

Blocos afro – Em sintonia com o tema do Carnaval deste ano, que celebra os 50 anos dos blocos afro, a Bahiagás também patrocinou importantes blocos, como Cortejo Afro, Bankoma, Pipoca das Pretas, Bloco da Capoeira, Banda Didá e as Filhas de Gandhy. Na grade, estiveram presentes também as agremiações de Samba, como os blocos Amor e Paixão, Alvorada e Alerta Geral.

O patrocínio da Bahiagás beneficiou ainda atrações como Os Mascarados e o tradicionalíssimo Trio Armandinho e Irmãos Macêdo, que, desde 2008, está entre as atrações apoiadas pela Companhia. O maior Carnaval de bairro de Salvador, o Circuito Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), a Mudança do Garcia e o Palco do Rock (Piatã) também figuraram na grade. E o Baile Concerto da Osba fecha com acordes de ouro a folia momesca, acontecendo no final de semana pós-carnaval.

Samba, Sustentabilidade, Inclusão e Fanfarra, com patrocínio da Bahiagás

Nesta quarta-feira (07/02), seis projetos patrocinados pela Bahiagás irão acontecer, prometendo uma explosão de alegria e diversidade, além de esquentar de vez os festejos que antecedem a folia momesca. A festa começa com o Eco Folia Solidária, que se apresenta, unindo diversão e responsabilidade ambiental, no Circuito Dodô, a partir das 16h. Logo depois, o Circuito Samba Tradição traz a essência do samba aos bairros periféricos, valorizando a cultura popular. A iniciativa que busca para difundir e garantir a preservação da riqueza cultural do samba tem início às 17h, na Praça Tereza Batista, Pelourinho.

Os Blocos Moraes e Moreira protagonizam uma divertida disputa musical, em frente ao Bar Velho Espanha, nos Barris, às 19h. Uma rivalidade de quem se diverte mais, ao som da alegria contagiante das músicas em homenagem ao eterno novo baiano.

Com saída prevista para às 20h, o bloco Concentra + Não Sai destaca-se pela inclusão e solidariedade. Indo do Farol da Barra ao Cristo, o bloco anima os foliões e ainda realiza uma nobre ação pós-carnaval, doando cerca de duas toneladas de alimentos para instituições carentes de Salvador.

Já o Habeas Copos, bloco composto por músicos entre sopro e percussão, tem passagem prevista para 21h, no Circuito Sérgio Bezerra. Uma verdadeira manifestação cultural que resgata a tradição do Carnaval de rua.

Para encerrar a jornada festiva, o Bloco Hoje Eu Posso! desfila a alegria de sua fanfarra, às 22h, na Barra.

Com o patrocínio da Bahiagás, Pão na Chapa, Banho de Mar a Fantasia e Ki Beleza agitam o fim de semana

No domingo que antecede o Carnaval 2024 (04/02), o aquecimento para a folia momesca acontece com o Toca Tambor e o Bloco Pão na Chapa, o Banho de Mar a Fantasia e o desfile do Bloco Ki Beleza. Os três estão entre os 105 projetos ligados à folia, que contarão com o patrocínio da Bahiagás.

O Banho de Mar a Fantasia, evento cultural que, ao longo de 10 anos, destaca a importância das manifestações culturais populares na identidade da cidade, abre os festejos do dia, começando às 9h, na Ladeira da Preguiça. No Santo Antônio Além do Carmo, o Bloco Ki Beleza, com suas bandas de sopro, terá início às 15h. O Pão na Chapa, animado pelo grupo percussivo Toca Tambor, esquenta seus instrumentos às 16h, em seu segundo ano no bairro.

Os investimentos da Bahiagás contribuem para a realização de festas carnavalescas e pré-carnavalescas. A Companhia promove a apresentação de atrações em todos os circuitos do Carnaval de Salvador, além de algumas cidades do interior do estado e de iniciativas do Carnaval nos bairros.

 

SERVIÇO:

O quê: Banho de Mar a Fantasia
Quando: 04/02, a partir das 9h
Onde: Ladeira da Preguiça
Acesso: Desfile ao público

O quê: Ki Beleza
Quando: 04/02, a partir das 15h
Onde: Santo Antônio Além do Carmo
Acesso: Camisas à venda no Sympla

O quê: Toca Tambor no Pão na Chapa
Quando: 04/02, a partir das 16h
Onde: Santo Antônio Além do Carmo
Acesso: Desfile ao público

Pelo 15º ano, Trio Armandinho e Irmãos Macedo desfila no Carnaval com patrocínio da Bahiagás

Em continuidade aos anúncios do Carnaval da Bahia 2024, o Governo do Estado, através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), divulgou, nesta quarta-feira (24), relação de artistas e blocos que irão desfilar durante os dias da festa. Patrocinado todos os anos pela Bahiagás, desde 2008, o Trio Armandinho e Irmãos Macêdo está entre as atrações garantidas para a folia deste ano, assim como o Bloco Cortejo Afro e o Baile Concerto da Osba. Ao todo, são 104 projetos patrocinados, sendo 75 durante o Carnaval. Também foram contemplados atrações e projetos para festas pré-carnavalescas.

“Esses projetos já fazem parte da política de patrocínios que a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) desenvolve desde 2008, por meio de ações de apoio cultural para o Carnaval. Neste ano, são 104 projetos patrocinados, com investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões, incluídos projetos do chamado Pré-Carnaval, a exemplo 2 de Fevereiro, em razão da proximidade das datas neste ano”, explica o diretor-presidente da Companhia, Luiz Gavazza.

Os investimentos da Bahiagás em patrocínios contribuem para a realização de festas pré Carnaval, promovendo também a apresentação de atrações em todos os circuitos da folia em Salvador, além de algumas cidades do interior. A iniciativa tem como objetivo fomentar a cultura, turismo e o desenvolvimento social na Bahia.

 

Atrações confirmadas

Entre os 104 blocos, trios, microtrios, projetos e camarotes no Carnaval 2024, estão Armandinho e Irmãos Macêdo, Bloco Afro Bankoma, Pipoca das Pretas, Microtrio de Ivan Huol, Bloco da Capoeira, Banda Didá, Paulinho Boca, Circuito Mestre Bimba, Brasil de Índio, Bloco Me Deixe à Vontade, Afoxé Filhas de Gandhy, Projeto Cantafro, Bloco Alvorada, Bloco Amor e Paixão, Mudança do Garcia, Bloco Alerta Prime, Bloco Infantil Saputica, Grupo Samborim e Samba da Ladeira, e Palco do Rock.

 

Texto: SECOM

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Com o patrocínio da Bahiagás, Alexandre Leão celebra 18 anos de Axé Babá

Repertório, Identidade e Visibilidade. No dia 18/01, em Salvador, Alexandre Leão apresentará seu mais recente projeto audiovisual, com o patrocínio da Bahiagás. Comemorando os 18 anos do lançamento do CD Axé Babá, Leão revisita, reverencia e dissemina os repertórios musicais que marcaram não apenas seu lugar, mas também seu tempo.

O álbum “Axé Babá”, lançado há quase duas décadas, foi uma obra que evidenciou o talento e carisma do artista. Este projeto não apenas desafiou as normas musicais da época, mas também questionou, reinterpretou e apontou para as possibilidades que os caminhos da música baiana poderiam seguir, apresentando novos arranjos dos sucessos da música de rua da Bahia.

Ao abraçar o passado, o presente e o futuro da música baiana, Alexandre Leão marca presença não apenas com sua criação artística, mas também com a preservação das raízes culturais que tornam a Bahia um celeiro de talentos musicais.

Serviço:

O quê: Evento em comemoração aos 18 anos de lançamento do CD Axé Babá.

Quando: 18/01, às 20h.

Onde: Pier 354, Barra, Salvador.

Ingressos: Esgotados.

Bahiagás patrocina transmissão do Baianão 2024 e Verão TVE

A Bahiagás é uma das patrocinadoras do Projeto Verão 2024 da TVE, com duração de dois meses, incluindo os festejos populares da Lavagem do Bonfim (realizada dia 11/01), Beleza Negra (13/01), Lavagem de Iemanjá (02/02) e Carnaval 2024 (08 a 13/02). Com a ampliação do sinal digital da TVE, a transmissão alcançará 258 municípios baianos, e 13 milhões de pessoas poderão acompanhar os eventos.

Além do Projeto Verão da TVE, a Companhia também patrocinará a transmissão do Campeonato Baiano 2024. O Baianão da série A, que teve seu início em 14/01, será exibido com exclusividade pela emissora, que vai transmitir 51 jogos ao vivo, a maior cobertura entre os campeonatos estaduais do País. Serão 10 equipes na disputa do título: Atlético, Bahia (atual campeão), Bahia de Feira, Barcelona, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória. Na primeira fase, as equipes integram um único grupo e disputam partidas entre si durante nove rodadas. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais e se enfrentam em partidas de ida e volta. O Campeonato Baiano da série B, o Baianão Feminino, o Sub-20, o Sub-17 e o Campeonato Intermunicipal também contarão com a transmissão da emissora.

Onde assistir o Baianão 2024 - A cobertura na TVE contará com conteúdo exclusivo no Instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e Twitter.com/tvebahia. Os torcedores poderão acompanhar todas as partidas, ao vivo, no canal do YouTube (/tvebahia), seguir o canal oficial da emissora no Whatsapp, além de interagir pela mesma rede através do número 71 99626 0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) fazem a cobertura especial da competição.

Lembrando que a bola continua rolando nesta quarta-feira (17), com três partidas na tela da TVE. As transmissões iniciam às 17h com Barcelona e Juazeirense. Às 19h15, a rodada continua com Jacuipense e Vitória e, às 21h30, com Bahia e Jequié.

 

Bahiagás recebe premiação do Hospital Martagão Gesteira

No dia 04/01, a Bahiagás recebeu do Hospital Martagão Gesteira, o Certificado “Parceiros do Coração” e o Selo “Coração de Alegria”, em agradecimento à contribuição significativa da Companhia no evento Corrida Colorida, realizada em 2022 e 2023. A premiação representa o reconhecimento à parceria com o Martagão e ao compromisso da Bahiagás com o desenvolvimento social e de promoção da saúde da sociedade baiana, em especial à saúde infantil.

A parceria entre a Bahiagás e o Hospital Martagão Gesteira reforça a importância da responsabilidade social corporativa, destacando seu impacto positivo na sociedade.

Hospital Martagão Gesteira - Único hospital filantrópico, é referência em pediatria, localizado em Salvador e região metropolitana, desempenha um papel fundamental na assistência à saúde infantil na região Norte e Nordeste do país. Referência na área, a instituição beneficia mais de 80 mil pacientes e realiza cerca de 500 mil atendimentos por ano.

Bahiagás participa do Fórum Empresarial da Bahia, em Itabuna

No dia 13/12, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, aconteceu a edição 2023 do Fórum Empresarial da Bahia (FEB). Com o patrocínio e participação da Bahiagás, empresas como Petrobahia e GNLink discutiram as perspectivas e impactos da interiorização do gás natural.

O encontro teve como tema o "Desenvolvimento e Potencial Econômico da Região Sul e da Bahia com a Interiorização do Gás Natural", o FEB promoveu discussões sobre o papel estratégico do município na distribuição do energético. Além disso, o evento potencializou parcerias comerciais e colaborações que estimulam o desenvolvimento econômico e social da região sul da Bahia.

Presente no evento, o gerente Comercial de Grandes Clientes, Elismar Correia, destacou a importância da de eventos como o FEB para se discutir os avanços energéticos e os potenciais de desenvolvimento do estado. “O gás natural é energia, a Bahiagás se sente honrada de participar deste importante encontro, aqui em Itabuna, uma região chave na interiorização do energético”, afirmou.

Pedra Fundamental - Precedendo o FEB, foi lançada a pedra fundamental do projeto de compressão de gás natural oriundo do gasoduto da Bahiagás em Itabuna. Com o projeto, será possível levar o energético a regiões ddo interior da Bahia não atendidas por dutos, como Juazeiro, Jequié, Vitória da Conquista e Oeste do estado. O encontro contou com a presença do presidente da distribuidora de combustíveis Petrobahia, Thiago Andrade; do CEO da GNLink, Marcelo Rodrigues; e do prefeito de Itabuna, Augusto Castro.

“Esse investimento é fundamental para o desenvolvimento econômico do Sul, Sudoeste, Extremo-Sul, norte de Minas e do Espírito Santo, e por significar a abertura de um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento, gerar empregos e receitas para Itabuna e para a Bahia”, declarou Augusto Castro.

Assinar este feed RSS