Responsabilidade Socioambiental

Como parte do seu compromisso com os baianos, a Bahiagás promove o desenvolvimento da Bahia em suas variadas esferas, seja econômica, social ou cultural. Por isso, a Companhia investe no incentivo a iniciativas que ampliam as oportunidades de crescimento para a população.  

Dentre os projetos apoiados na área cultural, um dos destaques é o ‘Mulher com a Palavra’, iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA). O projeto promove debates com mulheres de destaque no cenário nacional.

Em cumprimento à sua Política de Patrocínios, e alinhada com as diretrizes do Governo do Estado, a cada ano a Companhia também patrocina atrações do Carnaval, dando sua parcela de contribuição para a folia e tradição baiana.

Já na área esportiva, a Bahiagás patrocina atletas baianos que se destacam em suas respectivas categorias. Entre eles o maratonista aquático Allan do Carmo, maior nome deste esporte na Bahia. 

Confira outros projetos que contam com o apoio da Bahiagás:

Flipelô

A Festa Literária do Pelourinho (Flipelô) levou literatura, música, teatro e outras manifestações culturais para o Centro Histórico de Salvador. O evento, realizado pela Fundação Casa de Jorge Amado e apoiado pela Bahiagás, teve uma vasta programação artística e promoveu o encontro entre o público e escritores de destaque nacional e internacional.

Espetáculo O Compadre de Ogum

O premiado espetáculo teatral baiano contou com o patrocínio da Bahiagás para apresentações no Espaço Cultural da Barroquinha. No palco, os atores interpretaram a história do Negro Massu, que compõe o livro Os Pastores da Noite, de Jorge Amado.

Recital de Vozes Negras

Este recital trata-se de um espetáculo cênico-musical que, de forma lúdica, fala sobre resistência, afirmação e discriminação racial. As apresentações, voltadas para alunos de escolas públicas e pessoas da comunidade, aconteceram como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra.

Salão Imobiliário da Bahia – ADEMI

O evento, promovido pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), apresentou mais de 3 mil unidades residenciais à venda com descontos de até R$ 90 mil, entre outras vantagens que facilitaram a aquisição do imóvel.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 

Com o tema ‘A Matemática Está em Tudo’, o evento levou para o Salvador Shopping palestras e exposições em estandes com o que há de mais inovador nas áreas de CT&I. A SNCT foi promovida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).

O Buraco de Maroca

A proposta do grupo é resgatar a cultura baiana por meio da história do samba de roda do recôncavo. Foram feitas a divulgação e confecção dos CD’s com os trabalhos de compositores do samba-de-roda na Bahia, uma das manifestações culturais mais antigas do Brasil. Foram tiradas 2.500 cópias do novo trabalho do grupo que conta a história do vilarejo de Muta, localizado na Ilha de Itaparica.

O Malandro

Visa promover a inclusão social e o desenvolvimento artístico de pessoas com deficiência mental, promovendo o reconhecimento e a valorização do trabalho da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Trata-se de uma coreografia baseada na “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque de Holanda.

Restauração da Catedral Metropolitana de Sant’ana

A Catedral é um importante patrimônio arquitetônico que recebe turistas e devotos de várias partes do Brasil. Responsável por manter acesa algumas tradições culturais da cidade, vem despertando nas pessoas o interesse pela preservação e manutenção de prédios públicos – que compõem a identidade histórica de seu povo.

Oficina de Rendas, Bordados e Indumentárias Afro

Gerando oportunidade de trabalho e renda para oitenta pessoas da comunidade do Alto do Bariri e bairros adjacentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, o projeto Oficinas de Rendas, Bordados e Indumentárias Afro beneficia jovens e adultos afrodescendentes, com pouca qualificação profissional. Foram realizadas oficinas de capacitação, visando melhorar a auto-estima dos jovens, dinamizar o comércio local e a atividade cultural na região. No início de 2009, a produção da comunidade foi apresentada em um desfile, com a renomada estilista baiana Marcia Ganem.