O que é gás natural?

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.

Inodoro, incolor e de queima mais limpa que os demais combustíveis, o gás natural é resultado da combinação de hidrocarbonetos gasosos, nas condições normais atmosféricas de pressão e temperatura, contendo, principalmente, metano e etano.

Mais Seguro

Mais leve que o ar, o Gás Natural dispensa armazenagem e possui um sistema de proteção que interrompe o fornecimento em caso de vazamentos. Incolor, inodoro e não-tóxico, o gás natural é odorizado com mercaptanas (mesmo odorizador utilizado no tradicional gás de cozinha, o GLP), o que garante segurança para o usuário.

Moderno

Donas de casa ganham mais espaço nas cozinhas e áreas de serviço, ao mesmo tempo em que engenheiros, projetistas e arquitetos podem utilizar melhor os espaços das casas e apartamentos para desenvolver seus projetos, já que o morador não precisa armazenar botijões.

Prático

O abastecimento é contínuo e o pagamento só é efetuado após o consumo.

Eficiência

Como se encontra na natureza em estado gasoso, o Gás Natural não precisa ser atomizado para queimar, o que lhe confere uma combustão limpa e mais eficiente no que se refere a seu rendimento térmico.

 

Distribuição

Antes de ser distribuído por gasodutos, o gás natural passa por uma unidade de processamento, na qual são retiradas impurezas como água, outros gases e areia, além de componentes condensáveis e mais pesados, como gasolina natural e o gás liqüefeito do petróleo (GLP ou “gás de cozinha”).

As reservas de gás natural no Brasil são amplas e novas reservas estão sendo descobertas, o que garante o abastecimento em todo o território brasileiro por muito tempo.